Tel: (32) 98844-2047
Os benefícios da psicoterapia

Em algum momento de nossas vidas todos nós passamos por situações difíceis ou nos deparamos com sentimentos com os quais não conseguimos lidar e que nos impedem de aproveitar e apreciar a vida da maneira que gostaríamos. Quando não conseguimos lidar com isso sozinhos precisamos procurar ajuda para que possamos retornar ao nosso ponto de equilíbrio e a psicoterapia pode ser uma aliada nesse processo.
Muitas pessoas têm receio de procurar uma psicóloga devido ao preconceito e à desinformação a respeito dos transtornos mentais pois pensam que terapia é “coisa de louco”. Felizmente, essa visão está mudando e as pessoas estão se tornando mais conscientes a respeito da importância de cuidar da saúde mental.
Através do processo terapêutico, com a adoção de variadas práticas e métodos psicoterápicos, é possível trabalhar diversos aspectos que contribuem para o sofrimento psíquico como: estresse, luto, ansiedade, depressão, problemas nas relações interpessoais, problemas nas relações amorosas, mudanças de carreira, escolha profissional, baixa autoestima, dependência química e muitos outros. Ao longo do processo, a pessoa desenvolve uma melhor compreensão das causas do seu sofrimento e adquire habilidades e ferramentas que possibilitam um melhor manejo de seus sentimentos, seus pensamentos e seus comportamentos e que auxiliam na diminuição do sofrimento psicológico e um consequente aumento do bem-estar.
Outros benefícios da psicoterapia incluem: autoconhecimento; contato com as emoções; maior autocontrole; melhora dos relacionamentos interpessoais; solução de conflitos; regulação emocional; maior tolerância a frustação e melhora da qualidade de vida.
Por essa razão, não hesite em procurar a ajuda de uma psicóloga sempre que sentir necessidade e, principalmente, se perceber sentimentos intensos e frequentes de raiva, tristeza e ansiedade; dificuldade para lidar com acontecimentos recentes (perda de um ente querido, perda de um emprego, doenças, mudanças, aposentadoria, término de um relacionamento etc.); compulsão alimentar; consumo excessivo de drogas e/ou álcool; preocupações excessivas; insônia; sentimentos intensos de solidão e pensamentos suicidas.
Se identificou com esse texto e acha que a psicoterapia pode lhe ajudar? Entre em contato comigo!
